sábado, 5 de dezembro de 2015

RESOLUÇÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL PT SP

Partido dos Trabalhadores

Diretório Estadual do PT de São Paulo

O Diretório Estadual do PT-SP, reunido neste dia 5 de dezembro de 2015, torna público a seguinte resolução:

Em 2015, o Brasil completou 30 anos de sua mais recente experiência democrática. Os avanços obtidos nesse período são evidentes: a liberdade de manifestação e de expressão; processos eleitorais confiáveis e a diminuição da desigualdade. Hoje, décadas depois, mais uma vez estamos sendo chamados a defender os valores democráticos contra aqueles que até os dias atuais não aceitaram o resultado das urnas, e que tentam pegar um atalho para chegar à Presidência da República. 

A abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff é o coroamento da investida golpista da direita brasileira que, desde a eleição de 2014, tenta solapar o projeto democrático e popular, respaldado por quatro eleições consecutivas, que estamos implementando no Brasil desde 2003. Os setores conservadores e reacionários ancorados pela mídia monopolizadora tratam agora de repetir sua velha e nunca abandonada ideia de conquista do poder sem a disputa das eleições.

O início dessa nova investida só foi possível graças ao casuísmo do Presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, que vendo frustrada a sua tentativa de salvar o seu mandato, chantageando o governo e o PT, agiu de maneira vingativa aceitando a farsa do impeachment, construída pela oposição, sem qualquer base em fatos e também sem lastro da própria Constituição Federal. Trata-se, pois, de uma evidente tentativa de golpe parlamentar que merece o nosso mais indignado repúdio.

Não paira sobre a Presidenta Dilma nenhuma acusação de ato ilícito e nenhum desvio de conduta, e por isso denunciamos o caráter golpista e com forte viés antidemocrático desse pedido de impeachment.

Chegou a hora de vencer as escaramuças dos interesses sombrios e renovar a democracia brasileira. A crise que se aprofunda é, sobretudo, política e não meramente econômica. A democracia brasileira deve sobreviver a essa crise, porque um país que no passado venceu a ditadura e continuou lutando por justiça social, saberá vencer a chantagem e o oportunismo e seguir empreendendo a ação política transformadora reafirmada no programa de governo pactuado com o povo brasileiro, em 2014.

A resposta aos golpistas deve ser rápida e contundente. O PT deve somar forças aos demais setores democráticos do país, aos movimentos sociais e aos partidos progressistas, dentre outros, que já se manifestaram em defesa do mandato democrático e popular da Presidenta Dilma para barrar os golpistas nas ruas e no parlamento.

Orientamos nossas instâncias zonais, municipais, macrorregionais e setoriais a organizarem, imediatamente, nas suas respectivas áreas de atuação, atos públicos abertos ou fechados e a criação de comitês em defesa do mandato popular.

Orientamos nossos parlamentares a se pronunciarem em todas as casas legislativas denunciando o golpe e convidando os setores democráticos a se engajarem nesta luta. Que realizem plenárias com o caráter de organização de luta pela democracia e contra o golpe.

Como foi recomendado pela direção nacional, conclamamos nossa valorosa militância a se colocar em estado de permanente mobilização.

Saudamos com ânimo o posicionamento da nossa bancada federal e, especialmente, nossos deputados na Conselho de Ética que refutaram a chantagem do atual Presidente da Câmara Federal, mesmo sabendo dos riscos que se apresentavam. Essa atitude libera uma grande energia que estava sufocada na nossa militância e criou uma nova condição para a defesa da presidenta Dilma, do ex-presidente Lula e do nosso projeto.

Saudamos também com renovado entusiasmo a luta da juventude paulista que foi as ruas e, debaixo de uma vergonhosa e inaceitável repressão da polícia do Alckmin e do PSDB, obrigaram o governo do Estado de SP a recuar do nefasto plano de fechamento de quase uma centena de escolas.

Esta luta mostrou que, apesar da articulação da direita e das ideias conservadoras, floresce nas lutas sociais uma nova geração lutadora e guerreira, que saberá ocupar o seu lugar na história.

Fora Cunha! 

Contra o Golpe!

Em defesa do mandato popular da Presidenta Dilma Rousseff!

Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário