quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Alternância, mas só para os outros...


Lógica coxa-reaça-paulista... Dizem quem o Brasil precisa de alternância de Partidos no Governo Federal, mas não usam a mesma lógica e coerência para criticar os Governos Tucanos no Estado de São Paulo, indo para 24 anos no poder! Vai entender, né?

Estado Mínimo ou Livre Mercado Máximo?

Empresas Privadas adoram mercados desregulamentados, já que gastam verdadeiras fortunas pra isso com lobistas nas principais economias do planeta. Estado não é Empresa e não pode ser "Mínimo"! Quanto menor for sua participação na Regulamentação e Fiscalização do Mercado, isso só favorecerá os poderosos grupos econômicos que financiam campanhas eleitorais, Partidos Políticos, ONGs, publicidade nos veículos de comunicação, etc! É a economia, estúpido!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Fundação Perseu Abramo (FPA) - Chamada de Trabalhos para Coleção “O que saber”

A sociedade brasileira, em especial a esquerda brasileira, tem necessidade de formação permanente no cenário atual em que as forças conservadoras apenas atualizam e reproduzem as ideias dominantes e cristalizadas sobre a sociedade, o Estado, a política, a economia etc. A esquerda precisa confrontar este complexo de noções consolidadas, construindo interpretações alternativas dos mesmos fenômenos e aspectos da vida social.

Para contribuir com a tarefa, a Fundação Perseu Abramo (FPA) criou a coleção “O que saber”, na qual são abordados, em linguagem facilmente compreensível ao público leitor em geral, temas relacionados à sociedade brasileira contemporânea, relativamente recentes ou que necessitem atualização acerca de suas perspectivas.

Os trabalhos devem ser caracterizados pelo estímulo à prática de novos debates, elucidando questões e formando concepções, e/ou pela atualização de conceitos, trazendo os desafios de pautas centrais para o processo de disputa ideológica da sociedade brasileira.

Assim, a FPA propõe os temas abaixo, cujos descritivos encontram-se no anexo deste edital ou podem ser consultados no portal da FPA -www.fpabramo.org.br/.............................................:

1) Violência Obstetrícia e parto humanizado 

2) Diversidade, sexualidade e homofobia 

3) Ativismo digital 

4) Instrumentos de participação social

5) Cidadania sustentável 

6) Educação 

7) Ações afirmativas

8) Socialismo

9) Desenvolvimento 

10) Industrialização 

11) Política de drogas no Brasil 

12) o que é domínio do fato 

13) Judicialização da política 

14) Monoparentalidade

15) Saúde

Chamada de trabalhos

As colaborações são compostas de trabalhos inéditos, enviados espontaneamente nas condições e prazos estabelecidos por este edital. A seleção dos trabalhos será realizada em duas etapas distintas, ambas eliminatórias:

Etapa I) Pré-seleção, com base na análise dos seguintes documentos:
- Currículo
- Resumo detalhado, contendo a estrutura de temas por capítulo, em, no máximo, 4.200 caracteres (incluindo espaços)
- Bibliografia básica sobre o tema.

Etapa II) Seleção final, com base nos trabalhos completos

O material recebido será avaliado por um colegiado da FPA, ao qual cabe a decisão referente à oportunidade ou não da publicação das contribuições recebidas. Os critérios de avaliação serão estabelecidos pela FPA, não cabendo recurso das decisões que proferir.

O prazo máximo para o envio dos documentos requeridos para a etapa I é 15 de março de 2016. O endereço para o envio das contribuições é reiko.publica@fpabramo.org.br(indicar no campo Assunto: Edital Coleção O que saber e o tema). Os autores pré-selecionados terão prazo de dois meses para elaboração do trabalho completo, a contar da data de divulgação do resultado da etapa I.

Apresentação dos textos completos

O texto deve ser inédito, e estar compreendido entre 100 mil e 115 mil caracteres. incluindo espaços. Deve ser apresentado em versão eletrônica, formato PDF, via correio eletrônico (reiko.publica@fpabramo.org.br ).

Os textos devem ser formatados em fonte Times New Roman tamanho 12 ou Nimbus Roman nº9L tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, margens superior e inferior: 2,5 cm; esquerda e direita: 3 cm.

O espaço de notas, colocado ao final do texto, deve conter as referências completas, citações e notas explicativas. Os trabalhos devem apresentar referências bibliográficas ao final do texto, contemplando as principais obras sobre a temática, diretamente citadas ou não, com o objetivo de orientar leitores interessados em aprofundar seu conhecimento relativo ao tema. As referências deverão ter o formato baseado na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Os autores/as deverão apresentar um breve currículo para publicação.

Ao final do texto, os autores poderão sugerir fontes de informação como obras, filmes e sites.

Diretoria da Fundação Perseu Abramo